terça-feira, dezembro 13, 2011

Entrevista com Clarice Lispector .

1920- Clarice Lispector nasce em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América. (http://www.releituras.com/clispector_bio.asp) 

____________________________________________________________________________

 Clarice Lispector sempre direta e segura das suas respostas concedeu sua última entrevista ao jornalista Julio Lerner , para o programa Panorama, em 1977. A entrevista é dividida em 5 partes.
Sempre com seu jeito único respondendo somente o que lhe interessa , seu jeito delicado e seguro do que diz encanta e sempre encantará a todos.
Em uma parte da entrevista Clarice diz o seguinte, que eu achei de uma inteligencia absurda:
(Texto por : Jessica Freitas)


''Eu nao sou profissional, eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade.''














'' Clarice: Aí fui escrever um conto que não acabava nunca mais, terminei rasgando e jogando fora.
Jornalista: Isso acontece ainda hoje, de voce produzir alguma coisa e rasgar?
Clarice:Eu deixo de lado ou rasgo .... nao ,eu rasgo sim !
Jornalista:Isso é produto de reflexão ou uma emoção...
Clarice:Raiva, um pouco de raiva de mim mesma
Jornalista:Porque Clarice?
Clarice:Sei la tomei raiva, ''tô meia'' cansada
Jornalista:Do quê?
Clarice:De mim mesma
Jornalista:Mas você não renasce e se renova a cada trabalho novo?
Clarice:Bom agora eu morri, vamos ver se eu renasço de novo, por enquanto eu ''tô'' morta !''





Jessica Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário